Pages

Les Aventures de Tintin - Le Sceptre d'Ottokar


Com trama recheada de intrigas, Le Sceptre d'Ottokar conquista mais os adultos do que as crianças.

Antes de começar a ler as histórias de Tintin, sempre achei que as mesmas fossem completamente voltadas para as crianças. No entanto, o trabalho realizado pelo belga Hergé, apesar de conter um certo ar ingênuo de trama infantil, é mais voltado para os adultos do que podia imaginar.

O plot central do livro parte da ida do professor Halambique e Tintin à Syldavie, um país da Europa Oriental que no passado teve um grande conflito com a Bordurie, mas que atualmente vive em paz.  A visita do professor coincide com um importante evento anual do país: todos os anos, o rei da Syldavie deve desfilar pelas ruas com o cetro de Ottokar em mãos, provando assim que tem o direito de reinar. Caso não possua o cetro no dia do desfile, o rei deve abdicar.

Imagem do livro Le Aventures de Tintin - Les Sceptre d'Ottokar
No entanto, ao chegar no país, Tintin se depara com uma grande rede de traições, armadilhas e até um possível golpe de estado, o levando a crer que existe uma conspiração para roubar cetro de Ottokar.

Com uma trama agitada e bem estruturada, Hergé desenvolve a história sem perder o fôlego em nenhum momento, revelando aos poucos onde se encaixa cada peça do quebra cabeça armado, mantendo assim o interesse do leito do começo ao fim. Vale ainda ressaltar que os tradicionais alívios cômicos permeiam toda a trama, tendo como seus principais representantes Milou, Dupond e Dupont.

Nota: 8,5

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire