Pages

Biographie: Xavier Dolan


Xavier Dolan é sem dúvida alguma um dos grandes nomes do cinema francófono da atualidade. Aclamado pela crítica e pelo público, o jovem vem conquistando o mundo com seus filmes provocantes. Portanto, por seu esplendido trabalho e por ser um dos meus diretores favoritos, Dolan foi o escolhido para abrir a coluna Biographie.

Nascido em Québec, no ano de 1989, Xavier começou a carreira como ator logo cedo, aos 5 anos de idade. Antes de ficar famosos, Xavier participou de algumas séries de tv, do longa J'en Suis! (1997), de Claude Fournier com Roy Dupuis, do curta Le Marchand de Sable (1999), de Nadine Fournelle, e do longa La Forteresse Suspendue (2001), de Roger Cantin.

J'ai tué ma mère
Apesar de tantos trabalhos, durante a adolescência Xavier se afastou do ramo, só retornando em 2008 com um papel no terror Martyrs. No entanto, foi apenas em 2009, quando lançou seu primeiro trabalho como roteirista e diretor, que o jovem começou a ganhar fama. Seu primeiro filme, J'ai tué ma mère, escrito, dirigido e atuado por Dolan, segue um jovem impetuoso de 17 anos que vive em pé de guerra com sua mãe. O longa, semi-biográfico, ganhou três prêmios na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2009, colocando Xavier como uma das grandes promessas do cinema francófono.

Em 2010, seu segundo filme como diretor, Les amours imaginaires, apesar de não ter feito tanto barulho quanto o antecessor, teve uma boa recepção pela crítica e levou Xavier novamente à Cannes.

Les amours imaginaires

Já em 2012, Dolan lançou o premiado Laurence Anyways. No filme, um homem casado decide fazer uma cirurgia de mudança de sexo e acaba recebendo o apoio de sua mulher.  Um ano depois, foi a vez Tom à la ferme ser lançado. O filme, adaptação de uma peça de Michel Marc Bouchard, mistura suspense e drama ao contar a história de um jovem que vai visitar a família de seu falecido namorado, mas que ao chegar lá descobre que ninguém sabia da relação dos dois e que acreditavam que ele vivia com uma mulher. Logo, o jovem é obrigado pelo irmão do falecido a manter a farsa e um perigoso jogo psicológico é travado pelos dois.

Tom à la Ferme

Já no ano passado, Dolan nos presentiou com o incrível Mommy. O filme, que segue uma mãe tentando lidar com seu filho de comportamento extremamente agressivo, foi indicado a Palma de Ouro e ganhou o Prêmio do Júri em Cannes. Em paralelo, o rapaz ainda arrumou tempo para atuar nos longas Miraculum de Daniel Grou, e Elephant Song de Charles Binamé.

Mommy
Atualmente, Xavier está trabalhando como diretor em Juste la fin du monde, com previsão de estreia para 2016. Enquanto o novo longa não chega, ficamos com o clipe de Hello, da cantora Adele, dirigido por Dolan e lançado na semana passada.

YOU MIGHT ALSO LIKE

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire